quarta-feira, 22 de julho de 2009

O mestre

Gay Talese na Flip. Paraty, 2009. Não resisti e tietei.

O jornalista Gay Talese tem 77 anos, é filho de italianos e mora em Nova York. Um verdadeiro mestre do jornalismo.

Confira trechos de sua entrevista a Mário Sergio Conti durante a Flip, na tarde de 4 de julho, em Paraty:

"Sempre quis escrever a história de pessoas simples. Como jornalista, nunca quis estar nas manchetes de jornal e consegui não ser manchete."

"O terreno das pessoas comuns é ignorado por jornalistas e historiadores. Mas é o terreno dos escritores."

"Eu queria ser um jornalista que não escreve notícias. Eu era um rebelde."

"As pessoas que me interessavam estavam em volta de Sinatra."

"Sempre quis escrever visualmente, como um escritor de ficção."

"[O livro] A Mulher do Próximo é resultado da curiosidade, do meu interesse pelas pessoas. Quando o escrevi, humilhei minha mulher."

"O jornalista tem que ter curiosidade, persistência, perseverança, transitar em vários níveis sociais e buscar sempre a verdade."


Nenhum comentário:

Postar um comentário